MFM do Brasil - Manômetros e Vacuômetros

Olá visitante

 (0)

Login / Registre-se

Sistema Internacional de Unidades (SI)

INTRODUÇÃO GERAL
Em 1948, a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), por sua resolução 6, encarregou o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) de:
"estudar o estabelecimento de uma regulamentação completa das unidades de medida”
"proceder, com este intuito, a um inquérito oficial sobre a opinião dos meios científicos, técnicos e pedagógicos de todos os países”
“emitir recomendações atinentes ao estabelecimento de um sistema prático de unidades de medidas, suscetível de ser adotado por todos os países signatários da Convenção do Metro".
A mesma Conferência Geral adotou também a resolução 7 que fixou princípios gerais para os símbolos de unidades e forneceu uma lista de nomes especiais de unidades.
A 11ª CGPM (1960), por intermédio de sua resolução 12, adotou finalmente, o nome Sistema Internacional de Unidades, com abreviação internacional SI, para este sistema prático de unidades de medida, e instituiu regras para os prefixos, para as unidades derivadas e as unidades suplementares, além de outras indicações estabelecendo assim uma regulamentação de conjunto para as unidades de medida.

UNIDADES DE BASE

GRANDEZA  NOME  SÍMBOLO
Comprimento metro m
Massa quilograma  kg
Tempo  segundo  s
Intensidade de Corrente Elétrica  ampere  A
Temperatura Termodinâmica  kelvin  K
Intensidade Luminosa  candela  cd

 

UNIDADES DERIVADAS - (SI)
As unidades derivadas são constituídas, a partir das unidades de base, por expressões algébricas utilizando símbolos matemáticos de multiplicação ou de divisão. Diversas dentre estas unidades derivadas receberam nome especial e símbolo particular, que podem ser utilizados, por sua vez, para expressar outras unidades derivadas de maneira mais simples do que a partir das unidades de base.

UNIDADES SUPLEMENTARES - (SI)
A Conferência Geral não decidiu se algumas unidades do Sistema Internacional devem ser consideradas de base ou unidades derivadas. Estas unidades SI são classificadas na terceira categoria, dita das "unidades suplementares" e podem ser consideradas à vontade, seja como unidades de base, seja como unidades derivadas. Presentemente esta categoria comporta apenas duas unidades puramente geométricas: a unidade SI de ângulo plano, o radiano e a unidade SI de ângulo sólido, o esterradiano (11ªCGPM - 1960, Resolução 12).

MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DECIMAIS DAS UNIDADES (SI)

FATOR PREFIXO  SÍMBOLO
10 18 exa E
10 15 peta P
10 12 tera T
10 9 giga G
10 6 mega M
10 3 quilo K
10 2 hecto H
10 1 deca da

 

10 -1 deci d
10 -2 centi c
10 -3 mili m
10 -6 micro µ
10 -9 nano n
10 -12 pico p
10 -15 femto f
10 -18 atto a

 

 
Manômetro 1,5 (40MM) - Aço Carbono - Angular Traseira
 
Manômetro 1,5 (40MM) - Aço Carbono - Angular Traseira Com Garra Para Fixação
 
Manômetro Capsular 2,5 (63MM) - Aço Carbono - Reto
 
Vacuômetro 1,5 (40MM) - Aço Carbono - Angular Traseira